Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

30 de abr. de 2009

INFLUENZA SUÍNA

A Influenza ou gripe suína é uma doença respiratória aguda altamente transmissível que, normalmente, acomete porcos. Porém, recentemente, sofreu mutações e passou a ser transmitida de pessoa a pessoa.

Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Até o momento, não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil.

São apenas considerados casos suspeitos indivíduos que apresentem febre alta repentina (superior a 38ºC) acompanhada de coriza, tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações e que tenham vindo do México ou de áreas afetadas dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Espanha e Escócia nos últimos 10 dias, ou mesmo indivíduos com esses sintomas que tenham tido contato com pessoas procedentes dessas áreas.
Os casos suspeitos e os contatos (indivíduos assintomáticos que estejam ou estiveram em contato com casos suspeitos) devem ser notificados imediatamente (24 horas por dia) para o disque saúde do Ministério da Saúde 0800 61 1997 e devem ser internados em isolamento com máscara de proteção.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.