Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

13 de mai. de 2009

DIAGNÓSTICO GARANTIDO

ESPECTROSCOPIA ACABA COM QUALQUER DÚVIDA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA.

Mais um exame veio se juntar ao arsenal para fechar com segurança o diagnóstico de câncer de próstata. A espectroscopia é um método complementar, indicado quando o exame de toque retal e a dosagem de PSA no sangue dão resultados conflitantes.

Às vezes, o exame clínico dá negativo, mas o PSA (mede uma proteína no sangue antagonista ao tumor) está aumentado. Para tirar dúvida, recomenda-se a espectroscopia que é um exame indolor, segundo o radiologista Amarino Oliveira Júnior, radiologista do Hospital Pró-Cardíaco e chefe do serviço de Radiologia do Hospital do Câncer, Instituto Nacional do Câncer.

O exame possibilita o esclarecimento de casos de difícil diagnóstico e a localização exata do tumor, além de orientar a realização de biópsias. Quando se faz um exame de imagem que sugere um tumor, há a indicação da biópsia. Vários fragmentos da próstata são retirados para exames de patologia. Mas, às vezes, os fragmentos são retirados justamente de regiões da glândula onde não há nenhuma célula cancerosa. Com a espectroscopia, a localização das células suspeitas de serem cancerosas fica evidente e o material será colhido exatamente nos pontos suspeitos.

O exame usa um software acoplado ao equipamento de ressonância magnética. Através de um aparelho endoretal, são captadas imagens em alta resolução anatômica e que permitem leitura de um espectro bioquímico de metabólitos (substâncias produzidas pela próstata, como citrato e colina).

Nos casos de tumor, além da alteração anatômica da próstata, há elevação na produção de colina e queda de citrato.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros. A maioria das vítimas tem mais de 50 anos, e o número de casos aumenta à medida que a idade avança.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.