Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

2 de jul. de 2009

GRIPE SUÍNA X TAMIFLU

PACIENTE DA DINAMARCA PEGOU A DOENÇA SUÍNA APESAR DA MEDICAÇÃO

Considerado um dos principais medicamentos no tratamento da gripe suína, o antiviral TAMIFLU pode não surtir efeito em alguns pacientes. Funcionários do sistema de saúde da Dinamarca informaram ontem ter registrado o primeiro caso no mundo da nova gripe resistente ao medicamento.

Segundo eles, o paciente teve contato com uma pessoa doente e tomava o medicamento preventivamente. Apesar disso, foi contaminado pelo vírus.

Como o TAMIFLU não apresentou resultados, os médicos passaram a tratar o paciente com o remédio RELENZA, que também é usado para combater a gripe.

O paciente foi curado e, aparentemente, não teria transmitido o vírus para outras pessoas.A empresa que fabrica o TAMIFLU na Suíça disse que o paciente que desenvolveu o vírus resistente ao medicamento foi tratado com baixas doses de antiviral.

O laboratório salientou que o caso comprovado na Dinamarca não significa que o vírus se tornou globalmente resistente ao TAMIFLU.

Segundo pesquisadores da USP, que estudam sobre a evolução de vírus como o HIV, é relativamente comum o surgimento de resistência ao TAMIFLU durante o tratamento da infecção: um estudo japonês encontrou mais de 15% de resistência em crianças tratadas durante a infecção pela gripe normal.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.