Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

15 de set. de 2009

Teste caseiro vê o sexo do bebê


Para ajudar a saciar a curiosidade das futuras mamães, acaba de chegar ao mercado brasileiro o primeiro teste caseiro que identifica o sexo do bebê a partir da décima semana de gestação.

Semelhante ao teste de gravidez, o exame é feito por meio da análise da urina, que, em dez minutos, fica verde (se for menino) ou laranja (se for menina). A precisão do teste, segundo o laboratório Cimed, é de 90% aproximadamente.

Se a mulher estiver grávida de gêmeos ou se ela tiver feito sexo nas 48 horas que antecedem o exame, a precisão do resultado pode ser muito pequena. Até mesmo em tratamento à base de progesterona, o resultado também perde a confiabilidade.

No início, o teste caseiro não será ainda recomendado pelos médicos devido ao alto custo: R$ 300 em média. Se a mulher esperar mais um pouco, na semana 15 de gestação, poderá ver o sexo do bebê na ultrassonografia.

Nota-se, portanto, que esse teste serve mais para grávidas ansiosas, quando há muita sobrecarga emocional e aí, sim, pode ser recomendado.

Existe o concorrente que é o exame de sangue feito em laboratório a partir da oitava semana, cujo preço é bem parecido. Apesar de 100% confiável, o resultado costuma demorar duas semanas. Aí, então, haja mais ansiedade e paciência.


O kit traz copo, seringa e frasco para o teste

Como é o mecanismo do teste?
O teste se baseia no princípio do aumento do hormônio LH, que ocorre em torno de 24 a 48 horas antes da ovulação. Mergulha-se o papel na urina e a cor dá o resultado. Não é 100% seguro pois existem mulheres que não ovulam ou que têm ciclos muito longos. Além disso, outros fatores, como o tamanho do útero e endometriose, podem interferir na busca pela gravidez desejada.

Glicose
O exame é concluído a partir de uma tira que deve ser mergulhada num recipiente com a urina. Após 60 segundos, o resultado aparecerá. A cor da tira deve ser comparada com a da escala de cores presente no frasco ou na embalagem. O teste deve ser realizado mais ou menos duas horas após a primeira refeição do dia (desjejum).

Menopausa
O teste detecta através da urina a presença do hormônio FSH, que aumenta significativamente quando a mulher chega à menopausa.
Há variações que afetam o resultado do exame, como o peso corporal e o nível de estresse. Esses fatores só são observados numa consulta.

Fonte: Jornal Extra. Viva Mais

1 comentários:

Carla disse...

Olá!Vim devolver a visitnha ao nosso blog e agradecer o comentário. Adorei! E achei muito intressante o kit baby... rs, rs.. mas já pensou fazer um enxoval rosa e errar o sexo? nada se aproveita!! Bom senso ainda.. Beijos, quarido!!

16 setembro, 2009

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.