Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

5 de set. de 2009

Você é curioso?

Na minha época de infância, eu gostava muito de ouvir pela rádio muitas curiosidades ditas por uma voz masculina, e cada curiosidade era acompanhada da frase "Você sabia?" Em seguida, uma voz feminina informava a hora correta. Depois, vinha a próxima curiosidade seguida novamente da hora e assim alternadamente.

Eram tantas informações que eu nem me lembro sequer de uma única delas. Então eu selecionei alguns fatos curiosos de um catálogo antigo de telefone e resolvi postar aqui em meu blog. Assim que eu li uma das primeiras curiosidades, veio a lembrança da rádio. Por isso, fiz o comentário.

Aqui estão algumas:

1) A carnaúba é um tipo de palmeira encontrada no sertão do Nordeste, sendo sua madeira usada na construção civil e suas folhas transformadas em cera.

2) Os camelos podem ficar até 3 semanas sem beber água. Isto porque conseguem beber até 100 litros de uma só vez.

3) Você sabia que a teia de aranha é o material mais forte da natureza? Nem um fio de aço da mesma espessura possui a mesma resistência.

4) A Estátua da Liberdade, localizada em Nova Iorque e presente dos franceses para os americanos, foi projetada por Fréderic Auguste Bartholdi, que usou sua mãe como modelo para a famosa mulher. Você sabia?

5) O peixe dourado teria sérios problemas para lembrar dos lugares por onde passou, pois sabe-se que sua memória dura menos de 3 segundos.

6) Colocar um pedaço de carvão na geladeira elimina os odores internos e absorve o excesso de umidade.

7) O Dia da Mulher é comemorado no dia 8 de março em homenagem às 129 operárias mortas nas reivindicações de 1908.

8) A maior ilha fluvial do mundo é a ilha do Bananal, no Rio Araguaia, a 250 km de Palmas (TO), e possui cerca de 20 mil quilômetros quadrados de área.


9) São considerados furacões os ventos que ultrapassam a velocidade de 120 km/h.

10) As pessoas não precisam se preocupar com os pernilongos machos, pois eles se alimentam de seiva e do néctar vegetal. As fêmeas é que se alimentam de sangue.

11) Os urubus voam entre as nuvens mais altas porque a presença do gás ozônio faz com que eles se desinfetem. Você sabia?

12) Os ratos e os hamsters precisam roer coisas para desgastar seus dentes da frente, pois estes não param de crescer nunca.

13) O primeiro presidente brasileiro do século XX foi Rodrigo Alves, que tomou posse em 1902.

14) As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, e sim arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar. De lá, as pipas viajaram para o Japão, Índia, e então, para a Europa, de onde ganharam os céus do Ocidente.

15) Brasil significa, em português arcaico, cor de brasa. O nome era de uma árvore, o pau-brasil, cujo cerne alaranjado, em contato com o ar, tornava-se vermelho vivo, como se tivesse virado brasa. Como o pau-brasil era a única riqueza que os portugueses aqui encontraram ao chegar, o nome acabou caracterizando o país. Você sabia?

16) Dizem que panela velha é quem faz comida boa, pois saiba também que galinha velha é que bota os maiores ovos.

17) O Sol da Meia-Noite é um fenômeno que acontece nas proximidades polares, em que o Sol não se põe em menos de 24 horas.

18) Muitos acham que o avestruz enfia a cabeça num buraco no chão para procurar comida e não porque está com medo. Você sabia?

19) Ao contrário do que muitos pensam, os lobos não uivam apenas porque é dia de Lua Cheia. Na verdade, a luz emanada do luar, nestes dias, os ajuda a acharem suas presas, então eles uivam para chamar seus companheiros para a caçada. É uma espécie de "grito de guerra".

20) O cactus é uma planta típica das regiões áridas e tem a característica de armazenar água das chuvas, para resistir nos longos períodos de seca.


21) A primeira exibição pública de cinema ocorreu em Paris no dia 28 de dezembro de 1895, através de um aparelho chamado cinematógrafo, invenção dos Irmãos Lumière.

22) O plástico demora 100 anos para se decompor. Por isso, reciclar é a melhor opção.

23) Vitamina B1 auxilia no metabolismo energético e na musculatura. Fontes: cereais integrais, ovos, carnes, nozes, fígado e tomate.

24) O peixe é um alimento rico em fósforo, potássio e cálcio. Suas propriedades fortalecem os músculos, ossos e dentes.

25) Vitamina E auxilia no metabolismo das gorduras e no aproveitamento da vitamina A. Encontrada nos cereais integrais, gêrmen de trigo, espinafre, ovos, castanhas, soja e brócolis.

26) O ferro é um importante mineral na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia. Fontes: fígado, carnes (vermelhas e brancas), feijão, lentilha, grão-de-bico, marisco, soja, vísceras, folhas verde-escuras, beterraba e gema de ovo.

27) O potássio regula os batimentos cardíacos e as contrações musculares. Fontes: tomate, banana, laranja, nozes, sardinha, espinafre e cereais integrais.

28) Comer menos gordura e mais fibras é bom para o coração e protege contra o câncer.

29) A soja é uma proteína vegetal que estimula a produção de estrogênio (hormônio sexual feminino). Quem a consome antes do climatério, evita sintomas como calores repentinos e depressão.

30) O arroz integral é rico em fibras, por isso mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.