Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

1 de fev. de 2010

Você sabia que o seu coração pode soprar?

Em muitos exames médicos, exigidos por órgãos responsáveis por concursos públicos, inclusive para acesso à carteira de motorista (CNH), são citados os relacionados ao sangue, aos sistemas auditivo e ocular e, principalmente, cárdio-respiratório. Muitos de vocês devem ter ouvido o médico falar de sopro cardíaco, quando ele usa o estetoscópio e a técnica de batimento nas costas com o uso das pontas dos dedos. O que é, então, o sopro cardíaco?

Sopro cardíaco significa que o sangue que circula no coração está com a sua velocidade aumentada a ponto de produzir sons perceptíveis ao ouvido humano. Na maioria das vezes, por incrível que pareça, não está associado a patologias. A avaliação de gravidade é feita caso a caso.


Não deixem de cuidar do seu coração. Faça caminhadas regularmente, use menos o carro para ir a lugares poucos distantes de sua casa e, com o tempo, você acaba adquirindo hábito de querer caminhar a longas distâncias. Não fume, não abuse de bebidas alcoólicas e valorize bastante os alimentos, amigos do coração, tais como verduras, legumes e frutas. E beba bastante água. Será que é pedir demais?

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.