Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

15 de jun. de 2010

Doença celíaca x glúten


Uploaded with ImageShack.us

É espantoso o grande nível de desinformação que a maioria das pessoas tem quando se trata de assuntos ligados à saúde. Através de campanhas de prevenção, por exemplo, todos são alertados para que cuidem melhor do coração, mas não fazem a menor idéia das funções que esse órgão realiza no organismo. A mesma coisa ocorre com o alcoolismo ligado ao fígado cujo funcionamento é desconhecido por muitos que não se interessam em saber que esse importantíssimo órgão realiza múltiplos papéis, principalmente na desintoxicação do excesso de álcool que se instala em nosso corpo.

Nos supermercados, os consumidores mais atentos olham a embalagem de um produto que contém a frase "Não contém glúten", e mesmo assim não sabem os efeitos dele sobre nós. Já que a maioria não gosta de ler, então acaba sabendo por um profissional de nutrição, ou pelo médico, durante uma consulta, e olhe lá!!

Eu já tinha postado aqui em meu blog sobre o glúten, mas eu resolvi abordar novamente o assunto devido às persistentes dúvidas.

Presente no trigo, na cevada e na aveia, o glúten é tido como vilão pela maioria dos nutricionistas. Isso porque ele é digerido com dificuldade e poderia causar saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdômen, dores articulares e, em alguns casos, a doença celíaca.

A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten. Trata-se de uma doença silenciosa. Muitas vezes, aparece sem sintomas e nem sempre começa na infância.

Uploaded with ImageShack.us
Existem males como o diabetes tipo I e doenças autoimunes da tireóide que podem levar ao desenvolvimento do problema.

Os sintomas da doença são: diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso.

Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia, osteopenia ou osteoporose, exames anormais do fígado, e uma erupção na pele que faz coçar, chamada dermatite herpetiforme.

O tratamento contra a doença consiste na eliminação definitiva de alimentos que contenham glúten. Essa tarefa não é fácil, pois ele está na maioria dos produtos industralizados e em diversos pratos saborosos, principalmente os da ceia de natal.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.