Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

13 de jun. de 2010

O álcool dificulta o ganho muscular e a absorção de sais minerais


Uploaded with ImageShack.us

São tantas campanhas contra o alcoolismo que diversas publicidades realizam, mas infelizmente poucos dão atenção aos problemas causados pelo excesso de bebidas alcoólicas porque desconhecem os efeitos desagradáveis que eles provocam no organismo. A falta de cultura geral e o desinteresse por leitura são as principais causas da ausência de informação e, consequentemente, prevalecerá o aumento da ignorância.

A ingestão de bebidas alcoólicas exige mais trabalho do fígado, órgão que faz a quebra dos componentes da bebida. Com isso, a síntese e o transporte do glicogênio, matéria-prima de energia para a construção de massa muscular, ficam prejudicados.

O álcool afeta também a absorção e o metabolismo de outros nutrientes. Quando você consome uma quantidade elevada de bebida alcoólica, isso faz com que o fígado trabalhe o tempo todo para converter o álcool em acetato. Portanto, qualquer vitamina ou mineral que passar pelo fígado vai ser eliminado pelo processo de desintoxicação.

Como exemplos de vitaminas, podemos citar as A, B e C. Já falando em minerais, temos como exemplos o cálcio, o magnésio, o sódio, o potássio e o zinco.

Consuma com moderação.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.