Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento, com artigos e curiosidades, todos relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

13 de jun de 2010

O que o Sol tem a ver com a libido masculina?


Uploaded with ImageShack.us

Não há dúvida de que as vitaminas são componentes essenciais no funcionamento do nosso organismo, principalmente porque ativam reações super vitais para manter os órgãos sadios na execução das mais importantes tarefas no interior do nosso organismo. Mas o que as vitaminas têm a ver com a libido masculina?

A resposta não estão em todas as vitaminas, mas em uma delas que realiza funções indispensáveis para o sistema de defesa do organismo, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas: é a vitamina D que é ativada sob a influência dos raios solares.

Sua deficiência pode causar, por exemplo, osteoporose. Isso porque a vitamina D regula a deposição de cálcio nos ossos. Apesar desses benefícios, a exposição em excesso à radiação solar, especialmente no período mais quente, aumenta o risco de câncer de pele, assim como o uso das câmaras de bronzeamento artificial.

Cientistas descobriram que tomar sol na dose certa faz bem não só para os ossos e os dentes, mas também estimula o desejo sexual dos homens.

A explicação é que a vitamina D, sintetizada pelo organismo a partir da exposição aos raios solares, aumenta o nível de testosterona, o hormônio masculino. A maior parte da vitamina D, considerada essencial, é formada na pele, sob a luz do sol. O restante vem da alimentação.

Além de ser importante para manter o desejo sexual, a testosterona (encontrada em menor quantidade nas mulheres) é importante para ganhar força muscular e densidade óssea. E foi observado que o nível desse hormônio cai muito no inverno e aumenta no verão.

Uma dieta rica em peixes pode ajudar. As pessoas podem aumentar a concentração de vitamina D comendo peixes oleosos, como salmão, truta ou cavala.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.

.... ...