Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

11 de jun. de 2010

Período para engravidar


Uploaded with ImageShack.us

Antes dessa frequência meteórica de divulgações sobre saúde sexual, a gente conseguia obter informações apenas por via de jornais, revistas e livros, até mesmo pelas aulas de Ciências e Biologia, e que talvez eram ministradas por excelentes profissionais de ensino em algumas escolas. Se nessa época já era tão raro falar de sexo nas salas de aula, imagine então nos dias de hoje em que temos tantas informações, porém poucas aplicações: diversas campanhas alertam o uso importante da camisinha, mas 11 entre 10 pessoas a ignoram.

O que adianta falar de prevenção contra gravidez indesejada, falando apenas de camisinha, se muitos não dão importância aos dias férteis da mulher? E nas aulas de Biologia? Por que muitas escolas não promovem palestras sobre educação sexual? Falta de cultura geral? Falta de leitura? Desinteresse por ensino de qualidade? Quantas pessoas não sabem que o sêmen contém espermatozóides responsáveis pela fecundação do óvulo?

Galera, vamos procurar nos informar mais, para evitar dor de cabeça no futuro.

Casais que querem realmente engravidar devem estar atentos aos dias férteis da mulher: de um ciclo de 28 a 30 dias, o período fértil fica entre o 12 (décimo-segundo) e o 15 (décimo-quinto) dias. O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação.
Exemplo: se a menstruação vier no dia 11/06, daqui a 12 dias a data será 23/06. Ou daqui a 15 dias, será 26/06. Resumindo: A chance de fertilização aumenta no intervalo entre 23/06 e 26/06, principalmente no 14 (décimo-quarto) dia em que ocorre uma possível ovulação. Ou seja, no dia 25/06.


A explicação acima refere-se ao método da tabelinha e só funciona para a mulher que tiver o ciclo menstrual regular.

Observação: as adolescentes, de um modo geral, possuem ciclo menstrual muito irregular. Por isso, o índice de gravidez na adolescência atinge níveis preocupantes. Motivo: não conhecem ovulação e nem fazem idéia da função do sêmen.

1 comentários:

Anônimo disse...

eu sou casada tenho 18 anos e quero engravidar ja tentei
de quase tudo e nao da certo sera por que?
sera que eu nao posso engravidar

02 julho, 2010

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.