Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

20 de jul. de 2010

Os antigos educavam mais. E os de hoje, tudo lixo


Uploaded with ImageShack.us
Eu tenho consciência e plenitude de não criticar as crianças e jovens de hoje por não terem vivido uma infância de verdade porque naquela época - explicitamente nos anos 70 e 80 - os programas e seriados passavam uma mensagem muito boa para o público.

Talvez quem for ler esse meu texto, pode me interpretar como curto e grosseiro pela minha opinião a respeito de alguns programas atuais sem sentido e de baixa qualidade que nada acrescentam para a educação dessa geração de agora.

Uploaded with ImageShack.us
Em relação aos programas educativos que falam sobre animais no mundo selvagem, por exemplo, ou aqueles voltados para simulação de aulas, tais como os telecursos, acredito que a maioria das pessoas não se interessam, devidamente por falta de orientação dos pais e negligência de alguns profissionais de ensino que empurram uma situação com a barriga por falta de bons argumentos e planejamentos adequados.

Os seriados japoneses em sua grande maioria eram educativos porque passavam valores como honra, amizade, amor ao próximo e equilíbrio. O mesmo ocorre com os desenhos antigos: eram mais divertidos, prendiam a gente na frente da TV para assistir e vibrar com as vitórias de heróis que transmitiam excelentes mensagens. Mesmo com efeitos humildes, era legal de se ver.

Uploaded with ImageShack.us
Não há, nos dias de hoje, seriados que desenvolvam a imaginação das crianças como antigamente. Hoje a garotada só pensa em desrespeitar os pais, bater boca com professor e executar certas danças que fazem apologia ao sexo, inclusive certos programas de TV que incentivam o adolescente a achar que transar a partir dos 13 anos é puramente normal.

Uploaded with ImageShack.us

Nessas horas que me pergunto: que televisão é essa que valoriza, em grandes proporções, o sexo, cujos autores e diretores obrigam adolescentes a dizer que a transa solidifica o namoro?

Uploaded with ImageShack.us
Quando se liga a TV hoje, principalmente aos domingos, só se veem programações sem sentido, salvo poucas exceções. As antigas ensinavam respeito, honra e amizade. Se todas as emissoras trouxessem de volta aqueles desenhos e seriados de 20 a 30 anos, com certeza continuariam a fazer sucesso e dariam mais ibope.

Percebo que as crianças de hoje não desfrutam e jamais desfrutarão das mesmas coisas que deixaram saudades. Na época, tinhamos um leque de opções, personagens variados. Momentos mágicos que levarei comigo.

Uploaded with ImageShack.us
Infelizmente a juventude de hoje valoriza programas de baixa qualidade e não percebe que está enriquecendo algumas emissoras em função da audiência. Daí aparecem crianças sem limites e de mentes vazias, pouco sedentas de cultura, engolindo qualquer bobagem que se opõe a valores positivos.

Se os pais de hoje falam que os filhos devem aproveitar a vida, estes entenderão de forma negativa representada por uso de drogas, iniciação sexual precoce, ganho de dinheiro fácil sem esforço, incentivo de palavrões, etc, etc.

Uploaded with ImageShack.us

Tenho pena de quem é criança hoje e vai ter como lembrança programas que incentivam a violência e o uso errado da informática cujos exemplos são a aplicação do internetês (vc, kd vc?, tdb, kasa...) nas redações e provas escolares e desinteresse total por leituras educativas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.