Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

29 de set. de 2010

Alface e selênio, juntos contra o estresse


Uploaded with ImageShack.us

A alimentação saudável é o primeiro passo para garantir vida longa e sadia ao corpo, em destaque ao coração e ao sistema imunológico. Além do excesso de sal, da gordura trans, do consumo exagerado de açúcar e das frituras, o estresse também faz parte da lista de inimigos da saúde. Mas é possível diminui-lo? O alface pode ser uma alternativa.

A folha do alface possui no talo alta concentração de lactucina, substância que age como calmante e diminui a irritação causada pelo estresse. É recomendável acrescentar amêndoas, nozes ou castanha-do-pará e atum, que contêm grande concentração de selênio cuja deficiência pode estar associada à irritabilidade.

O selênio é essencial à manutenção de um sistema imunológico saudável, ajudando o corpo a se defender contra bactérias e vírus perigosos.

Os efeitos de fortalecimento imunológico do selênio podem ser importantes, por exemplo, no combate ao herpesvírus. Quando combinado com vitamina E, o selênio parece apresentar também alguns benefícios antiinflamatórios no organismo do ser humano.

Portanto, o estresse constante enfraquece o nosso sistema de defesa, facilitando a propagação de bactérias e vírus indesejáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.