Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

23 de out. de 2010

Antes dos exercícios, carboidratos!


Uploaded with ImageShack.us

O consumo de carboidratos antes da atividade física é fundamental para manter os níveis adequados de glicogênio muscular e hepático (relacionado ao fígado), preservando o rendimento do praticante durante e após a atividade.

Ouço muitos frequentadores de academia, inclusive praticantes de corrida, dizerem que o consumo de ovo cru, após acordar e antes dos exercícios físicos, é suficiente para ter energia e resistência durante horas de treino. É um erro fatal para quem pensa dessa forma. O ovo é formado predominantemente de proteínas e contém pouco carboidrato.

Quem não se recorda, o glicogênio é um carboidrato complexo formado por inúmeras unidades de glicose, unidas entre si, considerada o combustível preferencial do nosso corpo. Falo para os alunos do ensino médio que a glicose é comparável à gasolina do automóvel: é queimada para fornecer energia ao motor para o movimento do veículo; no caso dos seres vivos, a glicose é queimada através da nossa respiração, e a energia é liberada. Por isso, sentimos aquela sensação de bem-estar após uma longa caminhada, devido a essa energia produzida em nosso interior.

A massa muscular de um adulto armazena em média 450g de carboidrato e o fígado, em média, 70g.

A glicose que chega às células via corrente sanguínea vem desse estoque de glicogênio muscular e hepático.

Por isso os atletas, tanto amadores quanto os profissionais, devem incluir no cardápio frutas, legumes, verduras e cereias, não esquecendo também de ingerir quantidades adequadas de água.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.