Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

8 de out. de 2010

O que a água tem a ver com a dificuldade de engravidar?



Fonte da imagem: http://grupoallankardec.blogspot.com.br/2010/04/ha-100-anos-nascia-chico-xavier.html

Você sente lentidão, cansaço, dificuldade de engravidar e aumento de peso? Alerta: você pode estar com hipotireoidismo, doença que ataca silenciosamente a glândula tireóide (ou tiróide).

Para entender melhor, é preciso conhecer a função da tireóide. Essa glândula fica no pescoço, logo abaixo da saliência conhecida como pomo de adão. Produz 2 hormônios (T3 e T4) responsáveis por regular a forma como o organismo armazena e gasta energia. Quando a produção cai, desacelera o metabolismo, deixando as funções do corpo lentas.

Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são o cansaço, dificuldade de engravidar, ganho discreto de peso, unha quebradiça, inchaço, pele seca e falta de concentração.

Quem tem esse problema não percebe como a doença interfere na qualidade de vida. Por isso, existe um autoexame muito simples para detectá-la. É aí que a água entra na história para o auxílio desse procedimento.

Você precisa de um copo com água, um espelho e seguir as instruções:
1) Olhe no espelho de frente e localize a região logo abaixo daquela saliência na garganta, o tal pomo de adão, lembra?


2) Incline a cabeça para trás, de forma a expor essa região do pescoço;

3) Beba um pouco de água;
4) Quando você engolir a água, a tireóide vai subir e descer. Observe esse movimento e tente perceber alguma saliência ou inchaço na glândula;

5) Repita o teste, caso haja dúvidas. Se houver qualquer tipo de caroço ou outra irregularidade na sua tireóide, não esqueça o principal procedimento: procure seu médico.

2 comentários:

Niuza Eugênia disse...

Marcos, bom dia!
Visito sempre o seu blog e gosto muito.Nesta postagem achei excelente a dica para o teste da tireóide.E gostei também da ideia de postar um vidéo se apresentando, é bem dinâmico deste modo.
Um abraço
Niuza

24 outubro, 2010
Espaço Docente Aprendiz disse...

Obrigado, Niuza Eugênia do Amaral, sempre que leio noticias em jornais, revistas e reportagens na TV, escrevo algo e divulgo aqui.

Abraço e volte sempre!

08 dezembro, 2013

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.