Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

13 de jun. de 2018

ALZHEIMER PODE AFETAR TAMBÉM JOVENS


MAL NEURODEGENERATIVO É MAIS VISTO EM IDOSOS, MAS PODE AFETAR JOVENS A PARTIR DOS 30.

Caracterizada inicialmente pela perda de memória recente, a pessoa que é acometida apresenta sintomas como desorientação espacial (se perde, por exemplo, ao ir à padaria), perda da capacidade de executar tarefas que demandam organização  (como cozinhar ou dirigir) e dificuldade de nomear objetos e formular frases.

É uma enfermidade neurodegenerativa causada pela morte progressiva de células do cérebro e normalmente começa a dar sinais em pessoas de 65 anos, sendo mais comum em idosos a partir dos 80.

Mas acontece também em pessoas mais novas, e quanto mais nova a pessoa for, maior é a chance de a doença ter origem genética. Existem famílias que carregam consigo o gene do Alzheimer precoce, que tem 50% da chance de passar para o filho.

Nessa família, sempre terá pelo menos uma pessoa de cada geração com a doença.

Por conta da perda progressiva da capacidade de dar conta de si, o paciente afetado pelo Alzheimer passa a depender mais da família, e esse mal traz um grande impacto na família, primeiro pela mudança de comportamento e perda de memória do parente. Com o passar do tempo, a pessoa precisa cada vez mais de cuidados especiais.

O Ministério da Saúde estima que haja 1,1 milhão de pessoas com a doença no país.




0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.