Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

11 de jul. de 2009

UM ESCUDO PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO


Médicos recomendam alimentos, plantas medicinais e suplementos para fortalecer o organismo.

Antes de tomar remédios para evitar o contágio pela gripe suína - ou qualquer outra gripe - médicos recomendam o fortalecimento do sistema imunológico através do consumo de alimentos e vitaminas. Segundo especialistas, manter o organismo protegido é essencial em tempos de epidemia viral.

Quando você está com o sistema de defesa forte, o organismo consegue combater com maior rapidez e de forma mais eficaz as doenças circulantes.

Mantenha-se hidratado

Embora os alimentos não sejam capazes de curar a gripe, muitos ajudam a diminuir a vulnerabilidade.

Uma das principais dicas é manter o corpo sempre hidratado. Um organismo com água fica menos estressado e leva menos tempo para ativar o sistema imunológico do que um organismo desidratado.

Outra dica é a ingestão de chás e ervas.

Ervas como tomilho, orégano e sálvia, entre outras, fortalecem o organismo. Os chás de erva-cidreira, camomila e verde também.

Outras armas para melhorar as defesas são os suplementos.

Suplemento é o que você ingere fora o alimento, para reforçar o sistema imunológico. Alguns fitoterápicos, em cápsulas, como alho e echinácea, por exemplo, fortalecem o sistema imunológico e protegem. Não é o que a pessoa não fique gripada, mas os sintomas ficam mais brandos.

Tais suplementos, no entanto, só devem ser ingeridos sob orientação médica. Se tomados em excesso, os danos podem ser maiores do que os benefícios.

Antes de consumir complexos multivitamínicos, deve-se consultar um médico ou nutricionista. As misturas de suplementos ingeridos diariamente podem produzir enxaqueca, cálculo renal, calcificação das válvulas cardíacas, fadiga e outros problemas.

A automedicação pode se tornar um perigo para a saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.