Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

9 de out. de 2009

Entenda por que seu PC fica lento


No início é aquela maravilha: o computador zerinho, zerinho quilômetro chega na casa do usuário de primeira viagem. O acesso aos arquivos é rápido, a internet de banda larga é conectada numa velocidade satisfatória na visão do dono da máquina. Até aí, tudo beleza. Todo mundo quer o PC sempre à disposição, torcendo para que nada ocorra de ruim com ele.

Semanas passam, o PC continua funcionando, sem preocupações. Fotos e músicas são baixadas e arquivadas constantemente em pastas específicas.

Embora os HDs de hoje sejam gigantescos, é aconselhável guardar os arquivos em pendrives ou em DVDs, pois se houver algum defeito no PC, as músicas e as fotos podem ser recuperadas e novamente transferidas para o HD. É melhor transferir somente as que forem destinadas aos sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, MSN) porque a permanência das fotos e músicas no HD torna a máquina lenta. Infelizmente, muitos não ligam para esses cuidados, ou por falta de informação ou por relaxamento e impaciência. A leitura resolveria o problema, mas quem tem paciência e tempo de ler essas e outras inúmeras recomendações?
Depois não entendem por que os defeitos aparecem e logo tratam de definir o culpado (pode ser tanto a loja que vendeu quanto o técnico de informática responsável pela montagem, configuração das peças e instalação dos programas). Entretanto, o local de venda e o técnico devem também ser analisados e fazem diferença na hora da compra, pois o que tem de lojas e técnicos por aí...nem todos têm competência.

Quanto aos jogos de computador, eles também contribuem para a lentidão do PC, caso ainda estiverem instalados, mesmo após o usuário vencer todas as fases, ficando satisfeito e por isso nem se lembra de desinstalar o programa do jogo e, assim, ocupa espaço desnecessariamente no HD. Mais uma vez, o desinteresse pela leitura e negligência são alguns dos fatores que fazem o seu PC ir para o espaço.

Se você estiver lendo esse texto, seja você pai, mãe, criança ou adolescente, não relaxe e mostre essas recomendações a outras pessoas e, dessa forma, evitam-se gastos desnecessários nas autorizadas, bem como as visitas do técnico a sua residência. Só a visita, o valor ultrapassa R$ 50,00. Pense bem nisso!!

Quer economizar mesmo? Então vamos conhecer a limpeza de disco e sua desfragmentação.

O HD dos PCs mais novos são gigantescos e, se há um problema, muitos se esquecem que, quando se desinstala programas ou navega na internet, muito lixo fica acumulado nele, ocupando espaço que poderia servir para novos arquivos temporários da internet.

A) Para a limpeza de disco, siga as etapas:
1) Clique em menu INICIAR, PROGRAMAS, ACESSÓRIOS, FERRAMENTAS DO SISTEMA, LIMPEZA DE DISCO;
2) Aguarde a LIMPEZA DE DISCO fazer a varredura até aparecer uma lista dos arquivos a serem excluídos;
3) Em seguida, clique em OK e espere os arquivos serem excluídos. Pode excluir sem medo, pois são arquivos temporários que o Windows não limpa quando mandamos excluir arquivos temporários no Internet Explorer.

A outra orientação é desfragmentar o HD periodicamente. É importante essa operação para juntar partes de arquivos que são gravados no HD em lugares separados. Isso ajuda a dar uma arrumada no PC e o torna mais rápido na hora do acesso. Acredite, dá certo mesmo.

B) Para desfragmentar, faça assim:
1) Menu INICIAR;
2) ACESSÓRIOS;
3) FERRAMENTAS DO SISTEMA;
4) Selecionar a opção DESFRAGMENTADOR DE DISCO e em seguida clique em DESFRAGMENTAR;
5) Se você nunca desfragmentou, o processo pode demorar.

Quando tive meu primeiro computador, também não sabia dessas coisas. Quando deu defeito pela primeira vez, levei para o conserto. Depois de um tempo, o defeito voltou a aparecer e assim foram sucessivas visitas de técnicos em minha casa.

Cansado de tantos gastos e aborrecimentos, na época a idéia das lan houses nem tinha ainda chegado ao nosso país, comecei a pesquisar fontes e ler divulgações em jornais e revistas para entender de forma mais profunda os possíveis defeitos, bem como o funcionamento, dos computadores.

Atualmente, graças à leitura e à fome de obter bastantes informações e busca de conhecimentos, eu mesmo sou técnico dos meus próprios computadores. Faço limpeza interna na CPU, no mouse e no teclado. Sigo as etapas de limpeza e desfragmentação, instalo meus programas e personalizo as configurações. Quer saber quanto eu economizei? O suficiente para comprar o meu primeiro carro popular. Pense bem nisso.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.