Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

18 de jun. de 2010

O que é na verdade o fator FPS?



A maioria consegue perceber intensamente a sigla quando o verão começa a dar seus primeiros sinais somando-se com as campanhas publicitárias que incentivam o uso constante do Fator de Proteção Solar cuja sigla é o FPS.

Mesmo no verão, o conhecimento é pouco porque não há interesse pelo significado dos valores ligados à sigla: FPS 10, FPS 15, FPS 30, etc.

Todo filtro solar tem um número de FPS, que pode variar de 2 a 60. O número identifica a proteção contra os raios solares UVB, responsáveis pelo câncer de pele e por queimaduras de sol.


É importante compreender, em primeiro lugar, que a radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB, embora haja também os raios UVC que não chegam até o nosso planeta.

A radiação UVA é a maior parte do espectro ultravioleta e possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Tem também importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. É interessante saber que o UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

A Radiação UVB já tem uma incidência bem maior durante o verão. Os raios UVB penetram superficialmente na pele e são os causadores das queimaduras solares, os principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer de pele.

O fato de a pessoa não ter ficado vermelha, não significa que não tenha sido atingida danosamente pela radiação UVA. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele, favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.

Quando nos bronzeamos sem nenhuma proteção, o corpo leva um determinado tempo para ficar vermelho.

Ao usar um filtro com FPS 15, por exemplo, a pele leva 15 vezes mais tempo para avermelhar do que se estivesse sem nada. Cada pessoa possui uma certa sensibilidade quanto aos efeitos da queimadura solar. Se a pele de alguém se avermelha após 10 min de exposição ao sol, então com o uso do FPS 15, por exemplo, o tempo será de 150 min, ou seja, a pele levará esse tempo maior para ficar vermelha. Se for com o FPS 60, serão 600 min (10 x 60) para a cor vermelha aparecer.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.