Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

4 de jul. de 2009

LÍNGUA: PRA QUE TE QUERO?




POR QUE HÁ TANTA DESVALORIZAÇÃO PELA NOSSA LÍNGUA? POR QUE É IMPORTANTE SE EXPRESSAR BEM? POR QUE A LEITURA É TÃO DESPREZADA PELOS JOVENS E TAMBÉM POR MUITOS ADULTOS?

Gestos, desenhos, movimentos, símbolos, palavras, silêncio...

O ser humano dispõe de diferentes linguagens para se comunicar com o mundo e com as pessoas.

No entanto, parece que a palavra tem sido o instrumento preferido para objetivar seu pensamento, interagir com o outro e se fazer compreender.

Há doces declarações de amor às palavras. E receita para acordá-las. Há temor pelo seu poder. E desesperança e descrédito. Para alguns, a língua portuguesa está em extinção. Para outros, adultera-se por força do inescrúpulo de seus usuários, que se expressam mal ou seguem MODISMOS.

Tome-se uma conversa entre adolescentes. É entrecortada, cheia de exclamações. Não há fluência de expressão, e eles parecem não ter capacidade de expressar um pensamento completo. Será coisa de idade como muitos pais usam para justificar que é natural um adolescente agir assim? Os jovens não trocam experiências, apenas reforçam comportamentos e atitudes que já são conhecidos por todo o grupo. É a sociedade de consumo que dispensa a troca de experiências e também torna dispensável a língua.

Tal situação se agrava porque o ensino é ruim e eles não lêem.

Infelizmente, nas salas de bate-papo, apesar de serem usadas como descontração, as pessoas que se expressam bem são bastante desvalorizadas e não chamam tanta atenção porque são tachadas de certinhas e sérias, pois nesses locais não existem trocas de experiências.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.