Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

14 de dez. de 2009

A verdade sobre o chiclete


São tantos mitos por aí, no mundo da saúde, e aqueles já presentes na vida da gente há muitos anos, são difíceis de apagar do imaginário popular. Existem ainda as meias verdades e mentiras descaradas surgidas pela necessidade de explicar o que ainda não se sabe. Falaremos, então, sobre o chiclete.

O chiclete fica no estômago durante 7 anos. Verdade ou mentira? Para os amantes dessa goma de mascar, é mentira. Mas aqueles pais, muito preocupados com a saúde dos filhos, desejam protegê-los, por acharem que faz mal à saúde, mantenham o mito por mais tempo. Será bom ou ruim?

Enquanto vocês decidem, vamos desvendar o mistério? Pois então, o chiclete é feito de goma, adoçantes, aromatizantes e agentes de sabor. A goma em si é basicamente impossível de ser digerida. É uma mistura de elastômeros, resinas, gorduras, emulsificantes e ceras.

O açúcar e outros adoçantes do chiclete podem ser absorvidos, mas as ceras, resinas e elastômeros resistem ao poder dos sucos gástricos que tentam rompê-los.

Entretanto, o trato digestivo simplesmente continua empurrando essas coisas adiante, intestino afora, até que elas saiam pela outra extremidade.

Em geral, o chiclete acaba no vaso sanitário um ou dois dias depois de ter sido engolido.

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei legal os mitos do chiclete.Lembro-me minha mãe dizia que era feito de baba de boi, para que tivessemos nojo e ñ desfrutassemos dessa delícia que criança tanto gosta. Tenho certeza que essa vc nunca ouviu: Como vc disse: - coisas de mãe para protejer nossos dentinhos.E nós sempre caímos nos contos dos pais,e ainda passamos os contos pra outros,depois de menos inocentes descobrimos que a metade era mito.
Grande abraço e Feliz Natal.

25 dezembro, 2009
Anônimo disse...

Meu seu blog é espetacular, show not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e um feliz ano novo e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
UM grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo

28 dezembro, 2009
Adinalzir disse...

Essa do chiclete é um dos muitos mitos da nossa infância...

Que em 2010...
Haja prosperidade em todos os lares.
A consciência esteja na mente de cada pessoa.
Todos possam cuidar do Planeta Terra.
A paz e o amor prevaleçam.
Todos os desejos se realizem.

Um Feliz Ano Novo!

30 dezembro, 2009
UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Puxa, é verdade mesmo que depois de 2 dias ele sai? Agora acabou-se um medo meu que era antigo, ainda bem. sempre tive medo de engulir chiclete (apenas chiclete...).
Olha, achei teu blogue super legal, descolado e ainda tem um bom bom visual, tanto ele tem como tu o tens também, te achei inteligente e bonito.
Meu sonho era ser ou professor ou enfermeiro, acho profissões úteis á sociedade. Um professor meu (Edson, de português) vivia dizendo que depois da formatura do 2º Grau eu ia acabar por fazer letras, mas não aconteceu. Quem sabe um dia. Admiro muito a profissão de educador. Ok, já enchi demais o saco.

Au revoir e je t'embrasse, mon ami! Bisous.

07 janeiro, 2010

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.