Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

18 de jan. de 2010

Desvendando o sonâmbulo


O acesso à informação se multiplica igual à vírus quando o sistema de defesa encontra-se enfraquecido no interior de um organismo. Inúmeras pesquisas tentam transformar alguns fatos, parcialmente comprovados, em verdades absolutas.

Mas devido à falta de leitura, a sociedade ainda carrega algumas lendas que insistem em habitar a mente da população e, consequentemente, as verdades por trás dessas lendas permanecem escondidas, se alastrando e sendo passadas de geração a geração.

Infelizmente, a prática não acompanha a teoria, ou seja, à medida que as notícias aumentam, a aplicação delas - as notícias - é desprezada. É difícil entender por que acontece tanta repugnância da sociedade por assuntos interessantes sobre o corpo e a saúde.

É o caso, por exemplo, das mentiras descaradas sobre o sonambulismo. Muitos ainda acreditam que nunca se deve acordar um sonâmbulo porque pode morrer.
Nunca houve um caso de um dorminhoco ambulante que tenha morrido em decorrência de ter sido acordado durante um "passeio". Acordar o sonâmbulo pode deixá-lo confuso ou assustado e, em seu estado de confusão, ele pode se tornar violento e tentar atacar você. Situação semelhante é imaginar você de cara com um urso polar em estado de hibernação e de repente resolve acordá-lo. Na certa, o animal acordaria totalmente furioso e você viraria o almoço dele.

Há registros de raros casos de sonâmbulos que cometeram assassinatos durante o sonambulismo. Se você puder reconduzir a pessoa de volta à cama, essa parece ser a melhor opção. Mas isso não quer dizer que se você de fato acordá-la, ela estará correndo um risco maior de ter um ataque do coração ou um AVC (derrame).

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.