Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

23 de jun. de 2011

Quem se bronzeia artificialmente não valoriza a leitura e nem a saúde

bronzeamento artificial

Já é dureza aguentar a falta de consciência e disciplina de algumas pessoas usuárias de produtos milagrosos para emagrecimento e não buscam informações mais saudáveis a respeito da prática de exercícios que levam à mesma meta - de perder aqueles quilos indesejáveis, embora o prazo seja maior para atingir o resultado almejado e calculado previamente. Quem não lê e não se informa não valoriza a saúde.

O desinteresse pela leitura e desvalorização da saúde são causas também do uso exagerado do bronzeamento artificial que já foi comprovado como causa concreta dos tumores de pele. Tanto o sol quanto às câmaras têm potencial cancerígeno.

O que é muito engraçado são essas pessoas que, mesmo conhecendo os riscos, insistem em manter a adoração por essa alternativa prometedora de resultados relâmpagos e acham que terão pele bonita a longo prazo.

As clínicas que driblam a fiscalização da Anvisa não podem ser punidas; a clientela é que deve se conscientizar do perigo vindo desses aparelhos que vendem esse tipo de milagre manipulado por profissionais com visão apenas no lucro e nem estão aí pra saúde dessa população ingênua e inculta. Mas se a consciência surgir, pode ser tarde demais, pois a leitura e educação não têm significado algum por parte desse povo.

O bronzeamento artificial é feito com lâmpadas que emitem radiação ultravioleta A e B - os mesmos encontrados no sol de meio-dia.

O UVA (ultravioleta A) é um fator de risco importante para o envelhecimento precoce da pele das pessoas.

Já o UVB (ultravioleta B) é o responsável pela formação, a longo prazo, dos tumores.

3 comentários:

Prof. Marcio viana disse...

Gostei muito da informação ainda bem que tem pessoas com boas intenção para melhoria do mundo.

19 julho, 2011
Samanta disse...

OLá Marcos !!

Sabe que reflito muito sobre isso ? Hoje em dia temos mais acesso à informação do que nunca, qualquer pessoa pode fazer uma breve pesquisa na internet e encontrar sites especializados e informações importantes sobre qualquer assunto, mas mesmo assim, parece que a disposição para se informar fica cada vez menor e as pessoas estão muito inconsequentes e superficiais em suas escolhas, ignorando fatos importantes e que podem prejudicar suas vidas e sua saúde de maneira irreversível.
Hoje em dia o culto a beleza aumenta a cada dia e esta busca desenfreada está passando por cima dos limites resultando em problemas que poderia ser evitados e que são até desnecessários devido à fartura de informação... Lamentável mesmo.
Obrigado por compartilhar conosco o alerta !

grande abraço e boa semana !

21 maio, 2012
Espaço Docente Aprendiz disse...

Pois é, Samanta, assim que vi a reportagem sobre esse tipo de processo rápido de bronzeamento me revoltou devido ao depoimento de um empresário que revelou ser adorador desse artifício, até aí, tudo bem, ele é crescidinho, o corpo é dele e deve saber o que faz, mas a revolta foi ele ter dito a um repórter na TV que os especialistas no assunto não têm conhecimento completo, exageram nas pesquisas e que precisam voltar à faculdade. Pra você ver que não passa de desculpa esfarrapada que esse empresário usou para continuar usando essa "maravilha do mundo moderno". Não somente ele, mas outras pessoas nas ruas tiveram a mesma opinião. Foi por isso que me inspirou a escrever esse assunto.

Brigadão, Samanta, por também compartilhar.

Um abraço!

21 maio, 2012

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.