Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

15 de out. de 2009

Professores do Brasil: Incentivar o gosto pela leitura. Ainda há tempo?



Escolhi falar da importância da leitura para o dia dos professores, em união à Blogagem Coletiva - Professores do Brasil que é, sem dúvida, um grande incentivo para todos nós expormos nossas opiniões, desabafos, gritos, pedidos de socorro por uma melhoria na estruturação do ensino, tão precária em nosso país que já lê tão pouco, embora muitos valorizam e acreditam numa geração de futuros ótimos leitores que irão transformar o lado sombrio de um Brasil em exemplo de qualidade educacional semelhante ao Sol, ou seja, de quinta grandeza.

Quanto maior for a participação familiar, junto à escola, no combate ao desinteresse pelos livros e na promoção de inúmeras campanhas de apoio a atividades extra-classes, maior será o incentivo pelo gosto das palavras. Visitas mensais a bibliotecas públicas; a museus encontrados em várias cidades que contam, através das relíquias, de forma mais profunda, a história do nosso país; passeios em reservas ecológicas para estudar a biodiversidade e áreas geológicas, enfim, uma bagagem estendida da sala de aula que deve sempre ser elogiada por pais, crianças e adolescentes, inclusive universitários. Atividades sugestivas, como essas citadas, fazem bem ao cérebro, aumentando o interesse pelo saber.

Onde há interesse, há fome de vontade de ler mais e mais, para a cultura se fazer sempre presente na vida escolar e dentro de casa. É difícil? Acho que não, né?É revoltante e triste demais ouvir, em todos os cantos do Brasil, depoimentos de determinadas pessoas de várias faixas etárias que confessam ter preguiça de ler e escrever.

A pergunta é: Por que há tanta preguiça assim? Além da influência familiar, da falta de preparo e desestímulo de alguns profissionais de ensino, será a genética também outro fator responsável por essa fobia de letras que se manifesta nos ambientes escolares, nas ruas e no trabalho? Numa casa de família de leitores, por exemplo, onde dois adolescentes, embora de personalidades diferentes, que recebem o mesmo grau de orientação provida pelos pais, quanto à exigência nos estudos, por que um deles, de um modo geral, se interessa mais pela sabedoria praticada através de atividades educativas, enquanto outro só quer ficar jogando no computador ou acessar somente sites de relacionamento e ferramentas de bate-papo? Como se pode ver, é um assunto cujo leque se abre para várias hipóteses.

O computador e a internet, sem dúvida, formam um avanço de grandes proporções, mas não podem ser monopolizados em relação aos livros. As três ferramentas devem, sim, dividir o mesmo pódio, na condição de intercomplementares. Da mesma forma, deve ocorrer entre a família e a escola, interligadas também.

Se eu citar os benefícios que a leitura traz, terminarei essa postagem na virada do ano. Entretanto, alguns merecem destaque: ler derruba vários preconceitos; transforma o ser humano num verdadeiro formador de opiniões, sendo mais construtivo do que destrutivo; ajuda no combate a várias doenças através da informação. Por exemplo, tantas campanhas anti-dengue e, agora, as de contra a gripe suína, e milhões de reais são gastos, mas a população ainda se intimida porque não procura estar sempre por dentro dos regulamentos de prevenção. A AIDS foi evitada? Poderia ter sido, se a leitura tivesse recebido a importância merecida. É mais fácil culpar as autoridades, uma velha desculpa estampada no comportamento dos preguiçosos que não consideram a leitura uma obrigação. E quem disse que é obrigação? Na verdade, é um hábito adquirido pelo contato frequente com os livros . Novas candidatas a modelos aparecem cada vez mais e algumas abusam de dietas erroneamente miraculosas para manter um certo tal peso ideal. Ao invés de procurarem orientações confiáveis, preferem seguir conselhos de origem duvidosa que, com certeza, são procedentes de pessoas mal informadas. A leitura em fontes corretas evita a bulimia. E assim, vai.

Nunca devemos esquecer o trio LEITURA, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO. Somente através dele, a população levará mais a sério o voto e valorizará a construção de um país melhor, com saúde, melhor educação e nota zero à violência.

Aos meus colegas de ensino, as minhas ilustres homenagens e parabéns pelo dia de hoje. Um abraço a todos!!

Aproveite o dia de hoje para participar da Blogagem Coletiva, promoção incentivada pelo blog Ponderantes. Clique no selo de Blogagem Coletiva e vamos expor nossas opiniões relacionadas ao ensino.

5 comentários:

Sandra disse...

Ola!
Também estou participando, com o blog uma interação de amigos.

Este é um momento que temos para compartilharmos este momento tão especial.
Falar dessa missão e falar de amor, conhecimento, alegria, bem como das das tristezas, as vezes sentidas.
Fico muito feliz com esta coletiva. assim, ós dá o direito de compartilhar momentos especiais, pelo qual lutamos sempre juntos.
Feliz dia do Professor para vc. Acredito que o Professor Valdeir teve uma brilhante ideia. Embora será uma loucura, para conferir tantos blogs. Mas está valendo apena.
Com carinho

Meu endereço é http://sandrarandrade7.blogspot.com/
Te espero
Sandra

Belo Texto. Cada um tem a sua historia para contar.. Isso é o que mais vale.

Acho muito legal, vc. defender esta questão do hábito da leitura. Pois sabemos, que muitos dos nossos jovens não gostam mais de estudar, ler.
No blog citado, na barra do meu blog. tem uma coleiva que fala sobre este tema. Tem a imagem da e uma criança lendo. Lá eu também falo sobre esta questão. Venha conferir.
Com carinho
sandra

15 outubro, 2009
Vânia Almeida disse...

Leitura, um dos principais exercícios da mente e para o cerebro.

Feliz Dia do Proefessor!

Que seus sonhos de melhorar o país com educação sejam realizados, ou ao menos com a nossa contribuição façamos um Brasil melhor.

abraços,

Vânia

15 outubro, 2009
Compondo o olhar ... disse...

leitura é o mais apaixonante e importante instrumento do conhecimento e aprendizagem. bem lembrado!!
linda sua participação nesta blogagem coletiva.

bjocas

15 outubro, 2009
Marise von disse...

Marcos,

Parabéns pelo belíssimo texto!
Falta leitura, falta reflexão....
Leitura além de ser importante para o conhecimento, ela leva você por mundos desconhecidos.
Através da leitura você sonha, pensa ,reflete, escreve e ainda faz uma bela viagem sem custo algum.

Feliz dia dos professores!
Abraços,
Marise.

16 outubro, 2009
Valdeir Almeida disse...

Marcos,

Você expôs vários fatores para a existência da "fobia" por leitura. Desde os péssimos profissionais de ensino, passando pela falta de estímulo da família, indo até a Internet.

Obrigado por participar desta coletiva.

Abraços.

21 outubro, 2009

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.