Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento, com artigos e curiosidades, todos relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

17 de mar de 2010

Cafezinho no plástico: será um perigo?

Os médicos falam, sem a menor dúvida, que o café causa estresse e aumenta a pressão arterial. Além disso, o perigo torna-se maior quando essa bebida, consumida no mundo inteiro, é encontrada nos copinhos descartáveis.

O plástico desses copinhos libera uma substância química semelhante ao hormônio feminino estrogênio: o xenoestrogênio.

Ao entrar no organismo, junto com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero.

Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides.

Usando ou não os copinhos plásticos, estamos sempre expostos ao xenoestrogênio porque é liberado por todos os derivados do petróleo. Mas a quantidade de liberação é muito maior quando os plásticos sofrem aquecimento. Por isso, segundo especialistas, o consumo do café nos copinhos deve ser moderado.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.