Seja bem-vindo a AULAS100, o espaço que ensina informação e conhecimento relacionados a temas educativos e de saúde que transformam os leitores em curiosos, competentes e formadores de opinião.

3 de jun. de 2011

O PIB denunciou a falta de leitura da população

pib,aulas100

O título da postagem soa estranho, pois o PIB não é indicador de educação precária de um país, apesar de servir de base para a melhoria do ensino escolar.

Enquanto eu estava numa agência bancária, aguardando minha vez no atendimento, aproveitei para assistir a uma reportagem na TV, instalada próxima à área que facilita a visão dos clientes e funcionários, cujo assunto era relacionado ao conceito de PIB sob forma de entrevista à população.

A equipe de reportagem fez, ao povo na rua, sempre a mesma pergunta: "Você sabe o que significa PIB e qual papel essa sigla exerce no país?"

E as respostas indicaram a falta de preocupação da maioria do povo com o valor da informação e conhecimento:

"PIB é o quê? Alguma nova moeda que vai substituir o real?" (resposta considerada a mais das incríveis absurdas)
"Terei que pesquisar no dicionário para poder lhe responder"
"Não faço ideia. É algo ligado ao Brasil?"
"Isso aprendi na escola, mas não lembro mais"

É impressionate, não? Se a pergunta a essas mesmas pessoas fosse relacionada a carnaval, copa do mundo, olimpíada, programas reality show ou fofocas sobre celebridades, teriam num instante a resposta correta na ponta da língua, sem pensar 1000 vezes para raciocinar.

As autoridades desse país não podem desvalorizar o que existe de maior riqueza: a educação. Mas, por outro lado, a maior parte da população que não tem interesse em se enriquecer de leitura contribui para jogar cada vez mais na lama o pouco que resta de tesouro que são os livros, jornais e revistas que abordam conteúdo significativo. O governo tem noção das atitudes acomodadas do povo e por isso faz o que bem entender, torcendo para que as pessoas sejam mais burras, ignorantes e fáceis de serem manipuladas.

Em qualquer livro de história e geografia, além de revistas e jornais que contêm temas de caráter político-econômico, é encontrada a sigla PIB (Produto Interno Bruto) que consiste na soma de todas as riquezas produzidas num país e, graças à entrevista feita pela equipe de reportagem, fui obrigado a deduzir que as escolas devem ensinar o papel do PIB, mas creio que pouquíssimos estudantes dão valor a esse assunto tão divulgado e presente em vários concursos vestibulares e públicos.

Se os entrevistados que devem ser pais e não souberam o que era o PIB, eles deveriam ter vergonha na cara e cobrar dos filhos, caso sejam estudantes, o conceito dessa sigla, para que futuras gerações não tenham conhecimento zero.

0 comentários:

Postar um comentário

- Valeu pela visita de vocês e fiquem à vontade para ler e comentar.
- Dêem uma olhada também nas postagens antigas, tem muita coisa bacana para ler e aumentar o conhecimento.
- O mesmo vale para quem chega até aqui através das buscas. Voltem sempre.